Pela primeira vez em mais de 40 anos, o público poderá acessar os níveis mais altos do monumento histórico mais popular da Itália, o Coliseu de Roma, após a conclusão de um grande projeto de restauro.
A partir de 1 de novembro, visitas guiadas levarão os visitantes ao quarto e quinto pavimento do histórico estádio, 36 metros acima do nível do solo.
Assim como os estádios de hoje, a hierarquia do Coliseu era determinada pela riqueza e classe social: o imperador ocupava um camarote especial, senadores em bancos de mármore perto do campo, cavaleiros nos níveis intermediários e comerciantes no quarto nível. O quinto nível era geralmente ocupado por pessoas comuns - plebeus - que se sentavam em bancos de madeira para assistir às batalhas na arena. A capacidade do estádio é estimada entre 50.000 e 80.000 pessoas.
"Por 40 anos não foi possível visitar essa parte do Coliseu", comentou o ministro da Cultura, Dario Franceschini. "Este projeto devolve esta outra parte do monumento ao público e oferece vistas incríveis não só do Coliseu, mas também de Roma."
Via The Telegraph, USA Today.